REGULAMENTO COPA MXPARK DE MOTOCROS 2017
CAPÍTULO I
Art. 1 – A equipe MXPARK realizará o campeonato COPA MXPARK DE
MOTOCROSS
Art. 2 – Este regulamento entrará em vigor a partir da data de
sua publicação.
Art. 3 – O campeonato terá 05
etapas nas pistas estabelecidas e na pista MXPARK
CAPÍTULO II
Art 4 – O calendário deverá ser seguido sem alterações de
datas, salvo se, por furtúito ou de força maior como fortes chuvas ou
outro intempérie que vem proporcionar risco à integridade física de
pilotos, organizadores, equipes, público, etc.
CAPÍTULO III - A PISTA
Art. 5 – A pista poderá ser mudada a cada etapa do
campeonato, e Gate com capacidade para 26 motos com total segurança.
CAPÍTULO IV
Art. 6 – As categorias serão as seguintes:
MX1, MX2, Mx3, Mx4, Mx5, NACIONAL, MXPARK PRATA, MXPARK OURO,
INTERMEDIARIA PRATA, INTERMEDIARIA OURO e Super Final.
§ 1º - A categoria SUPER FINAL será realizada sem custo de inscrição
para os 4 primeiros colocados das seguintes categorias: MX1, MX2, MX3, MX4,
MX5 e os 3 primeiros colocados
da Intermediaria Ouro e Prata.
Art. 7 – O número
mínimo de motos será 10 (dez) por categoria, Se não
houver essa quantia a categoria fará largada juntamente com outra categoria
não conflitante e a classificação será separada, sempre a critério da
direção de prova.
Art. 8 – A
categoria MX3, MX4 e MX5 terá
que apresentar o RG no ato da Inscrição.
Art. 9 - As categorias MXPARK
PRATA E OURO são destinadas aos pilotos INICIANTES.
§ 1º - A categoria MXPARK PRATA é destinada a pilotos
iniciantes que não emendam 70,00%
(setenta por cento) da mesa de chegada e tempo de volta acima de 1:25
segundos, com tolerância de 1 segundo por três
voltas, sendo certo que os pilotos que andarem
abaixo desta média serão automaticamente desclassificados na etapa. Não
pode correr na etapa seguinte.(O Campeão do ano de 2016 sobe
automaticamente para categoria MXPARK OURO)
§ 2º - A categoria MX PARK OURO é destinada a pilotos iniciantes que
não emendam 80,00%
(oitenta por cento) da mesa da chegada e que tem o tempo de volta acima de 1:18
segundos, com tolerância de 1 segundo por três
voltas, sendo certo que os pilotos que andarem
abaixo desta média serão automaticamente desclassificados na etapa. Pode
correr na etapa seguinte.(O Campeão do ano de 2016 sobe automaticamente
para um categoria Superior).
§ 3º - A categoria INTERMEDIARIA PRATA é
destinada a pilotos que tem o tempo de volta acima de 1:18 segundos, com tolerância de 1
segundo por
três voltas, sendo certo que os pilotos
que andarem abaixo desta média serão automaticamente desclassificados na
etapa. Não pode correr na seguinte etapa.(O
Campeão de 2016 sobe automaticamente para categorias superiore).
§ 4º - A categoria INTERMEDIARIA OURO é destinada
a pilotos que tem o tempo de volta acima de 1:15 segundos, com tolerância de 1
segundo por três voltas, sendo certo que os pilotos que andarem abaixo desta média serão
automaticamente desclassificados na etapa. E pode correr na seguinte
etapa.(O Campeão do ano de 2016 sobe automaticamente para um categoria
superior).
§ 5º - Os Pilotos da categoria Intermediária
Prata, pode correr na categoria Intermediaria Ouro. Exceto a Intermediária
Ouro na Intermediaria Prata.
§ 6º - Os pilotos das categorias MXPARKs E INTERMEDIÀRIAs que participarem de todas Etapas, terá direito na 4º e 5ª etapa 1s de
tolerância por sua evolução no campeonato.
Art.
7 – Sábados – treinos – das 8:00 horas
às 15:00 horas direto.
Art. 8 – Dependendo
do número de motos será dividido em # par e # impar sempre invertendo a
ordem em cada etapa, reduzindo-se o tempo de cada treino para 10 minutos.
Art. 19 – A manutenção
da pista será após os treinos que encerrarão as 15:00h
Art. 10 – Domingo – Treinos das 8:40h –
2 treinos de 10 em 10 min (No
dia da corrida) para pilotos inscritos e a ordem de treinos será definida
em regulamento complementar.
Art. 11 – A manutenção de pista será feita após 50% das largadas
Art. 12 – Domingo
– Ordem de largadas – podendo ser alterada a qualquer momento.
Art. 13 – O tempo de cada bateria será de 15 minutos + uma
volta.
Art.
14 – A placa de 1 será
dada somente quando o líder da bateria completar 15 minutos de prova.
CAPÍTULO VI – INSCRIÇÃO
Art.
16 – As inscrições serão feita Sábado e Domingo na data da corrida.
Ao assinar a inscrição, o piloto ou responsável reconhecerá
imediatamente este regulamento eximindo a equipe organizadora,
patrocinadores, apoios diretores, e auxiliares de qualquer responsabilidade
civil e criminal, estando cientes dos riscos de modalidades esportivas de
velocidade com motocicletas.
Art. 17 – O valor
das inscrições ser R$
100,00(Oitenta reais) para a
primeira categoria e R$ 40,00(Quarenta reais) para as demais categorias.
§ 1 - As inscrições serão encerrada assim que for preenchidas
as 26 vagas do Gate. Não haverá classificatória.
§ 2 – A partir da
2ª etapa a ordem de entrada no Gate será feita de acordo com a classificação
do campeonato.
CAPÍTULO VII – BANDEIRAS – SINALIZAÇÃO
Art. 19 – A
sinalização será feita com bandeiras em cores com as seguintes especificações:
VERDE: será utilizada para conferência no gate de largada,
autorizando os pilotos a ligarem os motores e informar ao diretor de prova
que tudo está OK.
VERMELHA:
seu uso é restrito ao diretor de prova, obrigatório a todos pilotos,
indica que todos devem parar. É utilizada para informar cancelamento da
largada e também para interrupção da prova,por qualquer motivo que a
justifique, sendo que, se decorridos mais de 50% do tempo de prova será
encerrada com a classificação dos pilotos na última volta. Se não
decorridos 50% do tempo, a bateria terá nova largada com tempo total.
Ocorrendo nova paralisação, a bateria será considerada nula para todos os
efeitos.
AMARELA; indica que há perigo na pista de qualquer natureza, moto caída
ou com problemas mecânicos, piloto caído ou outro motivo que exija a sua
utilização e fica proibida ultrapassagem quando a mesma for agitada.
O piloto que aproveitar de bandeira amarela para levar vantagem que qualquer
natureza será imediatamente punido com um STOP GO,
caso o piloto emende a mesa durante a bandeira amarela, este será automaticamente desclassificado.
BRANCA COM CRUZ VERMELHA: atendimento médico na pista PROIBIDO ultrapassagem.
AZUL: é acionada para informar ao piloto retardatário que ele
deve facilitar a ultrapassagem de outro pilo mais rápido quando estiver
tomando volta. Não deve, no entanto, colocar em risco a sua pilotagem para
isso. Porém, se mesmo em locais de ultrapassagem, este piloto retardatário
dificultar a passagem do piloto mais rápido, por má fé ou qualquer
atitude desleal
Oi
anti-desportiva, depois de ter recebido bandeira três vezes, este piloto
será penalizado com DESCLASSIFICAÇÃO da prova. PRETA:
junto com a placa com o número do piloto, informa que ele foi
DESCLASSIFICADO da prova pelo motivo apresentados na sessão PENALIDADES ou
por outro motivo que a justifique.
QUADRICULADA: informa término d prova.
CAPÍTULO VIII – LARGADA
Art. – 20 – A
largada será feita no máximo 26 motos, não haverá classificatória
Art. – 21 – O
piloto deverá se apresentar no parque
fechado para colocação do transponders de cronometragem
pelo menos 15 minutos antes do início de sua bateria respeitando os locais
de entrada e saída de pista e com o motor de sua motocicleta desligado. O
diretor de prova não vai aguardar nenhum piloto atrasado. A
responsabilidade pelo cumprimento do horário será do piloto que receberá
por escrito o cronograma de prova no ato da inscrição.
Art. 22 – Os horários serão entregue a cada piloto no ato da
inscrição.
Art.
23 - Após a colocação dos transponders os pilotos entrarão na
pista esta será fechada. Após o fechamento, nenhum piloto poderá entrar
mais para prova.
Art. 24 – A escolha do gate
será por ordem de classificação do campeonato( A 1ª Etapa por ordem de
classificação do campeonato do ano anterior).
Art. 25 – Haverá
na largada um fiscal para verificar essas ocorrências e este informará
à direção de prova o do piloto que cometer qualquer infração para que
sejam tomadas as providências.
CAPÍTULO IX – ÁREA DE PIT STOP
Art.
26 – Na pista terá uma área destinada PIT LANE para que as equipes informar o piloto sobre situação na prova.
Art. 27 – Somente poderá entrar nesta área um instrutor com
CREDENCIAL fornecida ao piloto no ato da inscrição(uma para cada piloto).
Nesta credencial constará a cor das categorias.
Art. 28 – Não será permitida a presença de qualquer pessoa
nas dependências da pista fora da área de PIT LANE.
Se, eventualmente, alguma pessoa for surpreendida dentro da pista, e se esta
pessoa estiver com a credencial de algum piloto, este piloto será
imediatamente DESCLASSIFICADO.
Art.
29 – Em caso de acidente, somente a equipe médica poderá adentrar à
pista para prestar o devido socorro. Se, eventualmente, alguma outra pessoa
invadir a pista, será imediatamente retirada e, estiver com credencial de
algum piloto, este piloto será DESCLASSIFICADO.
Art. 30 – O piloto é responsável pela ordem e disciplina na
área do PIT LANE que ocupar.
CAPÍTULO X – EQUIPAMENTOS DE
SEGURANÇA OBRIGATÓRIO
Art. 12 – Capacete, óculos, colete, botas, camisa e calça
apropriado.
CAPÍTULO XI – DA COMISSÃO JULGADORA E RECURSOS
Art. 32 – Em todas as etapas serão escolhidos três pilotos
para fazerem parte da comissão julgadora
Art.
33 – Se algum piloto quiser interpor qualquer recurso que seja, deverá
fazê-lo junto à comissão Julgadora mediante pagamento de taxa de R$
300,00(trezentos reais) e em até 30 minutos após o encerramento da
bateria, depois desse tempo o recurso não será mais recebido.
Art.
34 – a comissão analisará o caso e, se julgado PROCEDENTE, a direção
de prova vai rever a decisão recorrida a e o valor da taxa de recurso será
devolvido ao impetrante. Se, no entanto, seu recurso for julgado
IMPROCEDENTE, a direção de prova manterá a decisão recorrida e o valor
da taxa mantido.
CAPÍTULO XIII – DA PONTUAÇÃO NO CAPEONATO
Art. 35 – A pontuação será do 1º ao 15º em cada categoria
com os seguintes valores:
1º 25 |
2º 22 |
3º 20 |
4º 18 |
5º16 |
6º 15 |
7º 14 |
8º 13 |
9º 12 |
10º 11 |
11º 10 |
12º 09 |
13º 08 |
14º 07 |
15º 06 |
16º 05 |
17º 04 |
18º 03 |
19º 02 |
20º 01 |
Art.
36 – O campeão será aquele que somar maior número de pontos durante o
campeonato, sendo que não haverá descartes.
§ 1 – Em caso de empate na soma de pontos no final do
campeonato, será campeão quem participou das 5(cinco) etapas.
§ 2 – Se permanecer o empate, será campeão o melhor
resultado da bateria da última etapa.
§ 3 – O § 1 e 2 serve para desempate do 2º e 3º lugar
Art. 37 – No final do campeonato será entregue troféu aos
3 primeiro colocados de cada categoria.
CAPÍTULO XIV – PREMIAÇÃO
Art. 38 – A cada etapa Serão premiados com troféus até o 10º
colocado, exceto a categoria Super Final que serão premiados até o 5º
colocado.
Art. 39 – Não poderá participar os pilotos que correm entre
15 colocados do Campeonato Brasileiro e
do Campeonato Arena Cross.